Assim como os outros diversos componentes e peças do veículo que sofrem desgaste com o tempo, os amortecedores também passam por um processo de degradação natural e com isso alguns efeitos negativos podem surgir e com isso afetar a integridade do veículo, seu desempenho e até a segurança dos passageiros.
Mas nem sempre o desgaste pode ser facilmente reconhecido, já que ele depende de uma série de fatores que envolvem desde a carga do veículo até a maneira como ele é conduzido.
Além disso, a utilização de um kit amortecedor de má qualidade é um grande fator que pode levar ao desgaste mais acelerado deste componente, dessa forma, é preciso saber o que adquirir para não sair no prejuízo.
Por isso, vamos destacar também algumas das melhores marcas de amortecedores do mercado para te ajudar a tomar uma decisão que alie qualidade, desempenho e custo-benefício.
Ao ficar atento aos sinais de desgaste e conhecer as opções de marcas confiáveis para comprar um kit amortecedor, você pode garantir não apenas a integridade mecânica do seu carro, mas a segurança de todos os seus ocupantes.
Vamos aprofundar esse conhecimento para garantir que você sempre obtenha a melhor experiência de direção e assim possa ter mais segurança no dia a dia sem se preocupar com possíveis riscos devido a este problema de kit amortecedor dianteiro ou traseiro que pode afetar diversos motoristas.
Mesmo que este componente se desgaste com o passar do tempo, algo que é natural, o veículo dará indícios de que algo não está totalmente correto com as peças relacionadas a direção. Alguns dos possíveis problemas são:
Se caso o veículo apresente algum desses problemas, pode ser um forte indicativo que algo está errado e é preciso buscar uma avaliação profissional para averiguar a causa antes que ela se torne mais grave. Além disso, outros possíveis sinais que podem indicar que possivelmente os amortecedores estão gastos são:
Quando a parte da frente do veículo tende a se inclinar ou pender rapidamente para o chão no momento em que trava, isso pode ser um forte indício de que eles estão gastos e está na hora de buscar um novo kit amortecedor dianteiro.
Caso o motorista esteja sentindo uma oscilação muito frequente na direção quando tenta virar o automóvel, pode ser também um indício de que está na hora de realizar uma manutenção.
Pois, com o passar do tempo e o desgaste natural dos amortecedores, eles acabam perdendo a capacidade de controlar bem a transferência de peso do automóvel durante as curvas, o que resulta nesta falta de estabilidade da direção.
Em muitos casos, outro sinal bem forte de que há algo de errado com o kit amortecedor é quando o veículo tende a inclinar a traseira no momento em que o motorista acelera, o que sobrecarrega sem necessidade os componentes da suspensão traseira.
Por isso, caso o veículo esteja apresentando este sinal, é necessário procurar um kit amortecedor para repor os que estão gastos o quanto antes e evitar mais desgaste de outras peças do veículo por conta deste problema.
Vale dizer também que, apesar de nem sempre ser o caso, os pneus gastos irregularmente e com certa frequência pode ser também um sinal de que há algo de errado com os amortecedores do automóvel.
Com o kit amortecedor dianteiro gasto, por exemplo, a aderência do veículo no chão é reduzida e isso faz com que os pneus possam descamar ou perder partes da borracha devido ao chamado “ressalto”, que é quando o veículo “patina no lugar” ao acelerar.
É completamente comum que o volante acabe vibrando durante a condução do veículo, principalmente em ruas e estradas com terreno ruim, mas caso essas vibrações aconteçam em ruas e estradas lisas, é porque os amortecedores já não estão mais em boas condições.
Dentre os diversos sintomas, inclusive os citados acima, talvez o mais notável pelos motoristas que estão com seu kit amortecedor já em desgaste são os barulhos que o componente causa.
O som causado geralmente se assemelha ao de uma pancada ou impacto, já que o som vem de um contato entre os metais do amortecedor bate em algum outro componente e pode levar também ao desgaste precoce do kit amortecedor dianteiro e traseiro, se for o caso.
Esse barulho pode ser principalmente notado ao passar por ruas ou estradas mais irregulares, já que o impacto é maior na suspensão do veículo e consequentemente nos amortecedores.
A vida útil de um kit amortecedor pode variar muito dependendo do tipo de veículo, frequência de utilização, ruas e estradas que são percorridas, frequência de manutenção e outros diversos fatores.
Mas para testar isso de maneira eficiente, o condutor pode realizar leves arrancadas e frear em seguida para notar se a carroceria está balançando demais após a freada.
Mas caso ainda haja dúvida sobre a integridade do kit amortecedor dianteiro ou traseiro, é sempre bom ir conferir se há necessidade de realizar a troca desses componentes.
É recomendado que, em geral, a cada 10 mil km rodados, seja realizada uma vistoria para saber se tudo está em ordem com a suspensão e o kit amortecedor dianteiro e traseiro.
Quando se trata de qualidade, algumas marcas de fato se destacam com verdadeira excelência neste quesito de venda de kit amortecedor dianteiro, traseiro e até outros componentes.
Este é o caso da Monroe Amortecedores, que já tem uma história bem consolidada no Brasil desde os anos 70 e que, além de confiável, possui produtos que são compatíveis dos mais diversos modelos de veículos.
Então quem procura qualidade e garantia de um produto durável, o kit amortecedor da Monroe são, sem dúvidas, a escolha ideal.
Outra boa opção também são os da marca Perfect, que são duráveis e apresentam uma vida útil bem extensa, além de serem fáceis de colocar e melhoram significativamente o desempenho na absorção de impactos.
Com um kit amortecedor da Perfect, o motorista pode esperar uma condução responsiva e estável ao longo de todo o trajeto.
Distribuidora de Auto Peças, uma empresa forte com a linha mais completa de suspensão, amortecedores, mangueiras e freios para veículos nacionais e importados.
comercial@metalsystem-pecas.com.brSegunda à sexta, 8:00 às 17h48.