Metalsystem
6 min

Problemas com o Vidro Elétrico: Saiba Identificar

9 de Abril de 2024
Peças automotivas
Problemas com o Vidro Elétrico: Saiba Identificar

Antes o vidro elétrico era um artigo de luxo que estava presente apenas nos veículos mais novos e caros do mercado, porém, com o passar do tempo e avanço da tecnologia, ele deixou de ser algo exclusivo e passou a estar presente em todos os automóveis assim que saem das fábricas.


Hoje ele não é mais apenas uma comodidade disponível nos veículos, ele vai além disso, podendo ser considerado um item de segurança. Isso porque os vidros elétricos evitam a necessidade do motorista ou passageiros terem de levantá-los manualmente durante o trânsito.


Inclusive, eles contêm um sistema chamado de antiesmagamento, que faz o vidro retrair quando um obstáculo é percebido na hora de fechá-los e que quando é acionado, pode ser necessário adquirir um novo kit vidro elétrico.


Isso evita que possíveis lesões sejam causadas, principalmente em crianças. Mas outra função interessante são os bloqueios dos vidros traseiros, que pode ser controlada pelo motorista justamente para proteger as crianças que estão no banco de trás do veículo.


Essa facilidade e segurança que os vidros elétricos dão aos motoristas e passageiros já é parte da rotina, mas muitos só se dão conta quando ocorre algum problema com eles e podem acabar buscando um kit vidro elétrico novo sem a real necessidade.


É por isso que vamos falar sobre alguns possíveis problemas que causam defeitos neste componente crucial de todos os veículos, bem como suas peças e funcionamento para que você possa manter ele funcionando por mais tempo.


Porque o vidro elétrico parou de funcionar?

Muitas causas podem levar ao mau funcionamento ou até mesmo à paragem total deste componente. Para um diagnóstico do kit vidro elétrico completo que leva os vidros a não mexerem mais, é preciso começar pelo básico: o apertar de botões e checar se é emitido algum barulho suspeito.


Problema com os botões

O dispositivo que controla os vidros elétricos recebe uma informação da central de comando do sistema e assim é acionado a subida e descida, parada ou retração (nos casos de retenção de movimento nos sistemas de antiesmagamento).


O problema mais comum relacionado aos botões são em caso de falha devido ao contato com a água, que pode ocorrer caso o passageiro ou condutor deixou a porta aberta por muito tempo durante a chuva e com isso os componentes elétricos foram atingidos, gerando corrosão, o que causou mau contato dos vidros elétricos.


Problema no motor de acionamento

Caso o problema for geral e nenhum dos vidros elétricos do veículo esteja funcionando, o problema pode ser no motor de acionamento.


Eles são acionados por um motor que se encontra dentro da porta e esse dispositivo elétrico pode falhar por vários motivos, como infiltração de água, corrosão nos contatos elétricos ou até mesmo o rompimento da própria fiação.


Por isso, o cuidado com o kit vidro elétrico é algo de extrema importância, já que um problema no motor de acionamento pode ocasionar a necessidade da troca completa dos vidros.


Problema na central de comando

Já quando todos os botões não estão funcionando, o defeito pode ser na própria central de comando, que geralmente se encontra debaixo do painel, no compartimento de fusíveis do automóvel.


Se caso todos os vidros elétricos não funcionam, o defeito pode estar em um dos fusíveis e na maioria dos veículos, existe uma demarcação com número dos dispositivos e suas funções para identificá-los.


Neste caso dos vidros, será possível ver um número para identificá-lo. Assim, retirando o fusível, será possível averiguar se eles estão com o filamento quebrado e a solução neste caso é simples: substituir a peça com defeito e então os vídros voltam a funcionar.


Quais são as peças de um vidro elétrico?

Problemas

Como mencionado anteriormente, o funcionamento dos vidros elétricos de um veículo não só proporcionam conveniência para os motoristas e passageiros, mas também oferecem mais segurança aos mesmos. Mas para que isso ocorra o funcionamento dos vidros ocorre por um sistema tanto elétrico (como seu nome já diz) quanto mecânico e dentre suas principais peças de um sistema de vidro elétrico estão:


  • Motor elétrico;
  • Interruptor ou botão de controle;
  • Mecanismo de elevação;
  • Regulador de vidro;
  • Módulo de controle;
  • Relé e fusíveis.


Cada um desses componentes precisa estar em bom estado para que o kit vidro elétrico funcione corretamente e entender como cada um se conecta pode ajudar a identificar possíveis problemas com as respectivas peças.


O motor elétrico é a parte principal, já que o motor converte toda a energia elétrica em movimento mecânico que, então, é utilizado para levantar e abaixar o vidro.


Além disso, todo kit vidro elétrico conta com o interruptor ou botões de controle para que o motorista e passageiros possam acionar os vidros. São eles que acionam o mecanismo de elevação; parte mecânica que converte todo o movimento rotacional do motor em movimento vertical, composto geralmente por engrenagens, braços de elevação e trilhos.


Já o regulador de vidro por sua vez sustenta o vidro elétrico enquanto ele se move, sendo parte crucial de todo o sistema. Além disso, o módulo de controle que está presente em sistemas mais avançados, gerenciam funções como fechamento automático e a função antiesmagamento.


Por fim, os relés e fusíveis, componentes elétricos que dão proteção contra sobrecargas a todo o sistema por meio da interrupção do circuito caso a corrente recebida for muito alta, o que torna a necessidade de um kit vidro elétrico de boa qualidade indispensável para o automóvel.


Como subir vidro elétrico manualmente?

Caso ocorra dos vidros travarem por causa de um mau funcionamento de algum componente e seja necessário fechá-los por conta de uma situação pontual, como o carro estando parado na rua ou em algum local que não seja seguro, saiba que é possível sim fechar o vidro elétrico manualmente.


Para começar, é preciso que a porta do veículo esteja totalmente aberta e estável para que não ocorra um acidente ou danos à peça. Então, comece pressionando a trava da parte externa da porta contra seu corpo.


Depois, com as palmas da mão, apoie uma na parte de dentro do vidro e outra na parte de fora e comece a movimentá-lo para cima ou para baixo, conforme desejar, mas lembre-se de ir controlando a pressão que é feita com as mãos para evitar danos aos vidros elétricos.


Mas lembre-se que essa é apenas uma maneira improvisada de fechar ou abrir os vidros que se encontram avariados, mas é indispensável para a segurança do condutor e passageiros que o defeito seja consertado o quanto antes.


Para isso, basta buscar um fornecedor de peças confiável e que venda um kit vidro elétrico de qualidade e uma oficina de confiança para executar o reparo assim que possível.


Mais Vistos

carregando...

carregando...

carregando...

carregando...

Categorias

Leia também

Nos acompanhe

Suporte

TeamViewerE-commerce Metal

Menu

Sobre a Metalsystem

Distribuidora de Auto Peças, uma empresa forte com a linha mais completa de suspensão, amortecedores, mangueiras e freios para veículos nacionais e importados.

comercial@metalsystem-pecas.com.brSegunda à sexta, 8:00 às 17h48.
Logo Metalsystem© Metalsystem - distribuidora de autopeças - 2023. Todos os direitos reservados

Vamos conversar